Nossa história


História da
E.M. José Alpoim
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Nossa escola está situada no bairro residencial de Colégio, em uma área limítrofe ao bairro de Irajá.
Colégio é um dos bairros surgidos do desmembramento das grandes extensões de terra da antiga Freguesia do Irajá, criada em 1640 e que tinha como produção agrícola hortaliças, legumes, cereais e açúcar que eram embarcadas na beira da Baia de Guanabara e abasteciam o centro da cidade.
A historia do bairro está ligada a José Teodoro Burlamaqui, que no final do séc IXX era o único professor público existente em toda a Freguesia. Apesar da cidade avançada, ainda permanecia a frente do colégio que fundara em 1860.
O caminho que levava à escola do mestre José Teodoro começava na junção das estradas Pavuna e do Barro Vermelho que cortavam fazendas. Por esse motivo, passou a ser chamado de Estrada do Colégio. O povoamento da região que daria origem ao atual bairro se intensificou no final do ano 1800, com a estação da Estrada de Ferro Rio D’Ouro.
O trem partia de manhã cedo, levando operários que trabalhavam no Arsenal de Guerra e outras fábricas do Caju. A composição só voltava a trafegar no final da tarde, quando trazia os trabalhadores de volta a Colégio.
Nossa história começou com a inauguração em 18 de junho de 1964. Estávamos situados na Praça Coronel João Zany, com alguns bancos, árvores e uma área livre que servia como campo de futebol e jogos infantis. Nessa época nossa Cidade ainda era conhecida com o nome de Guanabara.
Nossa unidade escolar foi idealizada para atendimento da comunidade local. Começou a funcionar oferecendo o antigo curso Primário, com três turnos, com uma média de 300 alunos aproximadamente, permitindo a implantação de um turno noturno para o antigo curso Ginasial, mas que não perdurou por muito tempo.
Mais tarde transformou-se em dois turnos permanecendo nesse atendimento oferecendo a educação básica de Classe de Alfabetização à 4ª série do 1.º grau até o ano de 1996.
Se internamente sofríamos mudanças, o mesmo acontecia externamente. Nossa praça deixou de existir, dando lugar às obras para a construção da linha auxiliar do Metrô até a Pavuna.
Por conta dos efeitos desta obra no bairro, a praça deu lugar a uma duplicação da avenida. Passamos a ter como endereço: Avenida Automóvel Clube, 8173.
Neste momento atendendo a necessidade e demanda da Unidade Escolar foi encerrada a 3.ª e 4.ª série, iniciando a implantação da Educação Infantil na escola. Iniciamos um processo amplo de reforma estrutural básica nas instalações que por conta da utilização estavam em estado precário. Promovendo consertos e mudanças necessários à nova realidade, incluindo aí a construção de uma casa para a moradora.
Neste momento, já não tínhamos a 1.ª série e 2.ª série e caminhávamos para encerrar as Classes de Alfabetização (C.A.).
Finalmente em 1998 a escola passa a ter uma nova cara, atendendo somente aos alunos da Educação Infantil. Transformamo-nos em escola de E.I. isolado e implantamos de forma pioneira, um Pólo de Educação Infantil para bebês de 0 à 3 anos e 11 meses,de alunos portadores de necessidades educativas especiais.

Nenhum comentário: